Rihanna lançou o álbum "Anti" de surpresa e desde então voltou a ser notícia nos principais veículos de comunicação voltados à música. Ontem (29), sua gravadora anunciou que em menos de 24 horas o novo disco da cantora havia batido a impressionante marca de 1,4 milhão de downloads gratuitos no Tidal. Com isso, Rihanna ganhou um certificado de platina nos Estados Unidos pela Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIIA), -- mas que não é reconhecido pela Billboard. Acontece que a revista musical usa dados da Niesel Music (empresa americana responsável pela contagem das vendas de singles e álbuns no país) não considera distribuição de downloads gratuitos.
Entenda o caso: Rihanna fechou uma parceria milionária com a Samsung, ganhando U$ 25 milhões de dólares para bancar a divulgação do disco e a "Anti Tour", turnê que tem início em fevereiro. Além disso, a empresa comprou -- antes mesmo de estar pronto -- cerca de 1 milhão de cópias do novo álbum de Rihanna e disponibilizou no Tidal para que fossem baixadas gratuitamente pelos fãs da cantora. Ou seja, a Samsung comprou, os fãs não.
Com essa confusão toda, a diretora de marketing do Tidal,Grace Kim revelou que eles não v~~ao deixar isso barato!“Houve conversas com a Billboard no início, quando essa campanha e essa parceria [com a Samsung] começou, mas acabou que tudo se voltou para entregar a música diretamente aos fãs. Todos amaríamos que isso contasse, mas estamos focados aqui que ele é nº1 [independente das paradas]”, disse Grace, Esse é um novo modelo. O novo modelo quer saber quantos fãs estão tendo acesso à música. Em breve, terão que vir por esse caminho. Nós acreditamos que esse é só o começo sobre essas mudanças e como vendemos álbuns, como distribuímos para os fãs, como os fãs consomem a música. É apenas uma maneira diferente de pensar."